quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Menos Um

Mais uma notícia triste pro automobilismo brasileiro. Já está praticamente confirmado o fechamento do Velopark, um dos circuitos mais legais desse país na minha opinião. A notícia foi dada por Cadu Maciel, piloto do Marcas e Pilotos gaúcho, no novo podcast da 3WideClube (Em 41:04), segundo o piloto, a corrida do Marcas e Pilotos e também da Formula Júnior já está cancelada. A única atração no circuito confirmada por enquanto é a etapa da Stock Car que já estava agendada desde o início do ano. Segundo informações, a administração do Velopark não tem mais interesse em sediar corridas oficiais, mantendo a pista apenas aberta para track-days e karts de aluguel.

Perguntei também a Matheus Rouver, piloto da Formula Junior e ele confirmou que a etapa já foi retirada do calendário e lamentou o fechamento da pista.

Nesse cenário melancólico é que o automobilismo brasileiro vai rumando, com Jacarepaguá destruída, Goiânia interditada e Brasília soltando os pedaços em cada curva. São menos 3 e ainda corremos o risco de ficarmos sem Curitiba em 2015.


Adendo 1:  Imediatamente após o post, a organização do Velopark soltou um comunicado sobre o fechamento do circuito. O automobilismo brasileiro agradece.

8 comentários:

  1. lamentável. Enquanto isso estadios de futebol bilionarios aguardam a copa e depois as moscas.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Yuri,

    Gostaria de ratificar a informação dada por mim em uma conversa 'informal' no programa da 3 wide clube, onde comentei sobre o fechamento do autódromo do Velopark. Na verdade, a notícia apenas foi passada adiante por mim, o que não era 100% de certeza.

    Entrando em contato com a Federação Gaúcha de Automobilismo, a FGA, este fechamento foi negado, e o motivo correto é que o Velopark alugou o autódromo para um evento fechado da General Motors, a GM do Brasil, e sendo assim, cancelaram os campeonatos regionais que ali competiriam em 2013.

    Sendo assim, a notícia é inverídica e apenas foi repassado o que ouvi, apesar de que, no kartódromo do velopark aconteceu exatamente isto. A pista foi construída, desenvolvida, e hoje não recebe corridas oficiais, apenas kart de locação.

    Esperamos para ver o que acontece.

    Abraço,
    Carlos Maciel

    ResponderExcluir
  3. E a história de aumentar o traçado do Velopark?! Isso algum dia vai sair do papel? Porque é uma pista relativamente curta, cerca de 1km mais curta do que o que sobrou de Jacarepaguá na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jaime,

      Pelo que se ouve na "rádio box", é que o velopark não conseguiu, ou nem tentou adquirir os terrenos vizinhos, e que portanto, não tem para onde expandir.

      Excluir
  4. http://www.velopark.com.br/site2011/site/novidade_detalhe.php?id=840&titulo=comunicado

    ResponderExcluir
  5. O Velopark publicou agora no twitter:

    'COMUNICADO: Informamos que o autódromo do Velopark está e continuará aberto para competições. http://bit.ly/1ajJpz1'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não passou de um boato que infelizmente eu acabei divulgando, porém, uma pergunta fica no ar: "cancelaram uma etapa do Gaúcho para um evento particular? e somente agora perceberam o "equívoco" nas datas, sendo que já estamos em setembro?"

      Excluir
  6. Notícia divulgada num site especializado ... esta é a verdade.

    http://www.correiodopovo.com.br/blogs/pitlane/?p=19363

    ResponderExcluir